Documentarios.org

Busca no site

Documentários Séries

Estamos com 3021 documentários em nosso acervo


Imprimir esta página

Documentários


Mega Vulcão

(Mega Volcano)

46 min. / Dublado em Português / Mentorn

Embaixo do Lago Toba, na ilha de Sumatra, repousa um super vulcão inativo que foi responsável pela maior erupção conhecida pelo homem. Acompanhe a história de um vulcão que pode ter dado início a uma Era do Gelo que causou a morte de mais de 60% da população humana e que pode voltar a sofrer uma nova erupção.

Mega Volcano, revela como evidências encontras por climatologistas que estudam a mudança da atmosfera na Groelândia deram início a uma investigação sobre uma das maiores erupções vulcânicas do planeta. “Quando mais eu olhava os resultados, mais eu tinha certeza que estavamos lidando com algo cataclísmico”, relembra Greg Zielinski, um dos integrantes da equipe que descobriu a irregularidade no gelo, datada de 75 mil anos atrás. Outras evidências encontrada embaixo d´água levaram Zielinski e os demais cientistas da equipe à uma descoberta surpreendente: a existência de um super vulcão localizado no Lago Toba, na Indonésia. Alguns cientistas acreditam que quando este vulcão entrou em erupção, há 75 mil anos, ele causou tamanha devastação que o planeta entrou em uma era glacial que durou mil anos. Mais alarmante, no entanto, é a possibilidade de uma nova erupção. “Uma erupção vulcânica do gênero iria afetar todos os aspectos da vida e da civilização moderna”, comenta o geólogo Mike Rampino.

Como obter este vídeo

Lago Toba - Indonésia, um lugar que pode alterar a vida do mundo inteiro. Fica ao norte de Sumatra e pode ser visto do espaço.

Esta região abriga um enigma que ficou oculto por milênios. Cientistas trabalhando isoladamente acabaram desvendando-o.

Tudo começa no Groenlândia com o pesquisador Greg Zielinski, ele estudo o gelo. O gelo revela a história química do mundo a milhares de anos atrás. Um pedaço de gelo de 75.000 anos atrás possui uma imensa quantidade de sulfato de enxofre, 40x mais que o normal. Este composto reage na atmosfera e produz ácido sulfúrico, uma das mais mortais substâncias existentes. O Ácido Sulfúrico cobriu o planeta. O que teria causado isto?

O resfriamento dos oceânos foi estudado pelo pesquisador Mike Rampino, um geólogo apaixanado pelos oceânos. Ele consegue rastrear toda a vida na Terra estudando conchas de minúsculas criaturas, os protozoários do filo sarcodina chamados Foraminíferos. Eles absorvem oxigênio da água do mar. A medida que a temperatura e os níveis de oxigênio mudam, suas conchas também mudam. Assim a temperatura dos oceânos por muitos milhares de anos são descobertas e 75.000 anos atrás a temperatura oceânica caiu drasticamente, cerca de 5ºC em apenas alguns milênios.

E por fim, o cientista Craig Chesner estava analisadas amostras de rochas de muitos lugares distantes, que tinham como características comum o alto nível de sílica e que todas datavam do mesmo período, 75.000 anos atrás. Isto significa que todas estas rochas devem ter vindo de uma enorme erupção.

Os cientístas perceberam que seus trabalhos estavam inteligados e começaram uma das maiores caçadas da vulcanologia: localizar este mega-vulcão.

Eles primeiro suspeitaram do vulcão Lake na Islândia, mas as cinzas não batiam. Opção descartada.

Foram para a Ásia, porque as cinzas ficavam mais espessas neste continente, e procuraram no Monte Pinatubo, que em 1991 causou a maior erupção do século XX. Mas as cinzas não bateram novamente, e ele foi descartado.

Na primavera de 1994 eles analisaram amostras de cinzas do lago Toba, na Indonésia, e as cosas começaram a se encaixar. Encontraram o que estavam procurando. Mas onde estava o vulcão?

Não havia vulcão, mas sim um Mega-Vulcão. A cratera foi enchida por água de milagres de anos de chuva. O mistério foi resolvido.

Veja uma animação computadorizada desta mega erupção explodindo.

Agora os cientistas querem saber como a erupção de um super vulcão afetaria a vida hoje.

O dióxido de enxofre liberado misturaria na atmosfera, reage com as moléculas de água e cria o ácido sulfúrico, que gera uma barreira contra os raios solares, criando uma pequena era glacial. Os cientistas acreditam que ela durou 1000 anos, mas nem todos. Esta situação chamou a atenção da NASA que fez testes de como o planeta se comportaria. Seus testes revelaram que como o planeta esfriou, mais gelo foi criado e como o gelo é branco, ele refletia os raios solares. Isto mostrou que poderiam ter sido realmente 1000 anos de era glacial. Os oceanos foram resfriados e as pequenas criaturas dele são congeladas.

Além de bloquear o sol, a nuvem de Ácido sulfúrico causa um efeito devastador na vida no planeta. Os vegetais morrem e a cadeia alimentar é afetada diretamente, fazendo os animais morrerem. 60% da vida do planeta pode ter sido eliminada!

Sob o lago Toba, a zona de subdcção ainda está em ativadade, com magma se acumulando. Se um dia ela explodir, o planeta seria um caos. Os cientístas narram o cenário criado.

A busca agora é descobrir quando uma nova mega-erupção vai ocorrer novamente.

Documentários Relacionados:

Mega Vulcão

Detalhes do Documentário

Duração: 46 min.
Idioma: Dublado em Português
Qualidade: Ótimo
Produzido: Mentorn
Apresentador:
Visualizações: 10732
Código: 497

Horários na TV

Este documentário não é exibido atualmente na TV.

Como obeter este vídeo