Documentarios.org

Busca no site

Documentários Séries

Estamos com 3021 documentários em nosso acervo


Imprimir esta página

Documentários


Os Segredos Da Vida Na Terra

41 min. / Dublado em Português / IMAX

Este documentário produzido pela IMAX traz alguns conceitos que todo professor cita na sala de aula, como a cadeia alimentar, salientando que todo o alimento produzido no mundo é feito pelas plantas, que por sua vez são comidas por vegetarianos, que são comidos por carnívoros, e assim sucessivamente. Este é o Contrato Verde. Mas a Terra não foi sempre assim, ela era um lugar inóspito que foi pouco a pouco sendo modificado por bactérias e algas que produziram oxigênio e mudaram a atmosfera, com o passar dos anos, uma camada de ozônio protetora foi formada. Finalmente o cenário estava pronto para a diversidade da vida. Quando os peixes eram abundantes, um novo estágio na evolução começou. Eles começaram a invadir a terra. 400 milhões de anos atrás as primeiras plantas chegaram a terra e começaram a desenvolver raízes. Posteriormente elas começaram a crescer e surgiram as primeiras florestas. Junto com as florestas vieram os insetos com suas asas, o que possibilitavam ir até o topo das árvores. As primeiras plantas, devido ao seu estilo reprodutivo precisavam viver em locais úmidos, o que foi sendo superado aos poucos, pelas coníferas. Assim as florestas colonizaram regiões distantes dos litorais. Mas a planta feminina e masculina se combinaram, produzindo as magníficas flores. Flores e insetos tem uma relação muito íntima e evoluíram juntos, a co-evolução. O desenvolvimento de néctar, pólen e as plantas carnívoras também são mostradas.

Vamos depois para o lugar mais rico em diversidade da Terra, a floresta tropical. Vamos ver o lema dela: "Coma ou seja comido". A relação entre pássaros e a fruta das plantas, para a sua dispersão também é apresentada.

Depois vamos para as paisagens cobertas de gramíneas e os animais que se alimentam dela, incluindo nós, e a não necessidade de insetos para dispersar suas semente, que são distribuídas pelo vendo. Veremos como elas foram essenciais para a evolução da civilização humana, pois possibilitaram estocar alimentos como arroz, trigo e cevada.

As antigas florestas carbonizadas são hoje responsáveis por 40% do combustível que utilizamos no planeta. Não podemos nos esquecer do óleo, como o petróleo, e que estes combustíveis liberam facilmente sua energia com o fogo. Um exemplo foi a guerra do golfo pérsico.

O transporte moderno depende da queima do óleo, e o gás carbônico liberado por veículos, por exemplo, acumula-se na atmosfera provocando o efeito estufa. Lixo, entulho, detritos. O impasse da Vida. O que é biodegradável se renova, mas o homem criou produtos não bio-degradáveis, que envenena a terra e a água. Nós estamos ameaçando o sistema de manutenção da vida. Nós rompemos o contrato verde.

Isto nos forçou a aprender a reciclar e a obter energia de outras formas. O homem também esta procurando na natureza a cura para diversas doenças.

Viver em harmonia com a natureza, em vez de abusar dela, degradando-a, exigirá que mudemos nossos hábitos, mas resultará em novos benefícios.

Como obter este vídeo
Os Segredos Da Vida Na Terra

Detalhes do Documentário

Duração: 41 min.
Idioma: Dublado em Português
Qualidade: Ótimo, num
Produzido: IMAX
Apresentador:
Visualizações: 9250
Código: 240

Horários na TV

Este documentário não é exibido atualmente na TV.

Como obeter este vídeo