Documentarios.org

Busca no site

Documentários Séries

Estamos com 3021 documentários em nosso acervo


Imprimir esta página

Documentários


A Construção Das Grandes Pirâmides

(Building the great Pyramid)

47 min. / Dublado em Português

Em 2480 a.C. não havia nada a ser visto no deserto do Saara, nada além de uma imensidão de areia. Mas tudo estava prestes a mudar.

Milhares de homens desembarcaram aqui vindos de todas as províncias do antigo Egito. Extraíram milhões de toneladas de pedras e arrastaram-na pelo deserto. Tudo para a construção do túmulo do Rei Queops. Construído conforme a crença em um código secreto e em seu poder de milagre. Por mais de 4000 anos a humanidade considerou este um dos maiores mistérios da Terra e a única das 7 maravilhas do mundo ainda intáquita. Agora podemos desvendar o mistério de um jeito nunca antes revelado. Como as descobertas históricas e o uso de uma moderna tecnologia visual, podemos voltar no tempo e ver a Grande Pirâmide de Gizé através dos homens que a construíram, a de 1 homem em especial. Ele não é um conhecido personagem histórico, mas o relato de sua vida é baseado em fatos reais. Desde as suas jornadas as roupas que usava e a grandiosidade do trabalho que realizou. Seu nome é Nath, e esta é a sua história e a da obra para a qual devotou a sua vida.

Como obter este vídeo


As pirâmides do antigo Egipto foram construídas para albergar os túmulos dos faraós, baseados na sua crença de que a autêntica vida começava depois da morte.

As três grandes pirâmides da meseta de Gizé estão distribuídas sobre o deserto de uma forma idêntica áquela como estavam na época as três estrelas do "cinturão" da constelação de Orion, que era o equivalente celestial do deus Osíris. Este "cinturão" era denominado pelos egípcios de Duat, uma espécie de "porta" pela qual deveria passar a alma do faraó para poder chegar ao Amenti, o além.

A Grande Pirâmide de Gizé é a única das Sete Maravilhas do Mundo Antigo que ainda se mantém de pé. Foi construída durante o período do Império Antigo pelo faraó Khufu, que fazia parte da IV Dinastía (2613 a 2498 a.C.) e que, à semelhança dos seus antecessores, começou a planear o seu "lugar para a eternidade" assim que iniciou o seu mandato. O local eleito para a sua construção foi a margem esquerda do rio Nilo, a 12 quilómetros do Cairo, lugar aonde eram normalmente construídos os cemitérios, já que era a oeste do ponto aonde o Sol se punha todas as noites. As suas faces estão orientadas segundo os quatro pontos cardeais, de modo a que o reflexo das sombras assinale com uma precisão cronométrica os pontos principais do ano solar, fornecendo as datas precisas dos equinócios da Primavera e do Outono e dos solstícios do Verão e do Inverno.

Se bem que os egípcios não estivessem equipados com instrumentos ópticos modernos como a bússola, realizavam os seus cálculos e as suas medições através das estrelas. Sabiam que tudo que se via no céu nocturno se encontrava em movimento constante, excepto um escuro ponto imóvel, que era venerado como sendo eterno, e que indicava a localização do próprio “céu”. Em torno deste ponto giravam num círculo constante, as estrelas mais brilhantes, e quando uma se encontrava directamente oposta de outra, podia traçar-se uma linha perpendicular que atravessava o ponto escuro com uma precisão total. Estas estrelas que hoje conhecemos como estrelas circumpolares, eram denominadas pelos egípcios como as “Indestrutíveis”.

Baseando-se nestas crenças e nestes conhecimentos, Hemiunu (primo de Khufu e principal arquitecto da Grande Pirâmide) desenvolveu este projecto como sendo uma “máquina de ressurreição”. Assim, na parede norte da Câmara do Rei existe uma pequena abertura que funciona como um telescópio apontado às “Indestrutíveis”, assegurando assim ao faraó e a todos os que tivessem colaborado na construção da pirâmide, a viagem até à eternidade.

Documentários Relacionados:

A Construção Das Grandes Pirâmides

Recomendamos estes produtos

Sociedades Secretas Os Segredos da Grande Pirâmide De: R$ 15,00 Por: R$ 15,00

Detalhes do Documentário

Duração: 47 min.
Idioma: Dublado em Português
Qualidade: Ótimo
Produzido:
Apresentador: .
Visualizações: 17349
Código: 110

Horários na TV

Este documentário não é exibido atualmente na TV.

Como obeter este vídeo